SIGA-NOS
Formulário de Contato

topo

Artigos Publicados

Levantamento sobre Gestão de Desempenho e Estrutura nas Organizações

Resumo:
Com o objetivo de compreender e verificar como as organizações vêm trabalhando a gestão do desempenho, a equipe Growth realiza levantamentos periódicos com organizações de nossa rede de relacionamentos que implantaram modelos de Gestão de Pessoas envolvendo algum tipo de avaliação dos profissionais. Esta é a 3ª edição desta pesquisa.
O conteúdo deste relatório oferece referências de mercado e proporciona reflexões sobre a gestão do desempenho e estruturação do quadro de pessoal, de modo a contribuir para o avanço das práticas adotadas em sua organização. 

Autor(es): Joel Dutra, Angélica Loureiro, Cassiano Machado, Jennifer Duarte, José Hipolito, Michele Ruzzon Kassem, Nathalie Perret, Ney Miyahira Ano: 2022

Implantação de Processo Seletivo Interno: Uma Alternativa para a Seleção de Gestores em Organizações Públicas

Resumo:
O artigo tem o objetivo de analisar a estruturação e implantação do processo seletivo interno nas Organizações Públicas e verificar os pontos positivos e lições aprendidas. O principal motivo que justifica o estudo é que o Processo Seletivo Interno pode ser uma prática considerada interessante tendo em vista as dificuldades encontradas pelas organizações para implantarem um processo sistemático, contínuo, com o estabelecimento de um mapa sucessório ou um banco de talentos em que são apontadas as pessoas que estão prontas para assumir uma posição gerencial conforme descrito na literatura.  

Autor(es): Nathalie Perret, Joel Dutra, Isabela Minassian Ano: 2021 Congresso: SEMEAD

A migração ao teletrabalho na pandemia: uma análise sobre seu impacto no comprometimento organizacional, na satisfação no trabalho e na percepção de desempenho individual

Resumo:
A adoção do teletrabalho até o início do ano 2020 era tímida e marcada por resultados contraditórios quanto ao seu impacto sobre o comprometimento organizacional, a satisfação no trabalho e o desempenho profissional, tornando difícil avaliar se a modalidade do trabalho em casa deveria ser recomendada como uma boa prática de gestão de pessoas. Com a migração compulsória ao home office devido à pandemia do COVID19, foi possível superar limitações metodológicas e avançar para conclusões mais concretas sobre o tema.
Esse artigo tem por objetivo verificar se a adoção do teletrabalho caracteriza uma prática adequada e recomendável de gestão de pessoas, analisando sua consistência com os princípios de alta performance e alto comprometimento. Para tal, investigou-se a relação do teletrabalho com o comprometimento organizacional, a satisfação no trabalho e a percepção de desempenho profissional, a partir da perspectiva individual dos empregados brasileiros que migraram de modo compulsório ao teletrabalho devido à pandemia do COVID19.

Autor(es): Michele Ruzon Kassem, Sylvia Sampaio Hartmann, Andre Luiz Fischer, Wilson Aparecido Costa de Amorim Ano: 2020 Congresso: SEMEAD

Processo Sucessório: um panorama nas Instituições Financeiras de Desenvolvimento Públicas Brasileiras

Resumo:
Para melhor compreender os avanços no processo sucessório e seus condicionantes na administração pública, parte-se da premissa de que há uma associação direta entre o desenvolvimento do modelo de gestão de pessoas (e dos papéis desempenhados pela área de RH) com o estágio do planejamento sucessório nas organizações. Dessa maneira, para ter um planejamento de sucessão institucionalizado, é importante que a área de gestão de pessoas e os gestores expandam seu escopo de atividades além das tarefas e funções tradicionais e estreitem a relação entre essas atividades e a missão e à estratégia.
Uma questão central na Administração Pública é que a seleção de profissionais para as posições de gestão é realizada de forma discricionária pelo administrador público. Mesmo com a flexibilidade o desafio nas organizações públicas é estabelecer um processo sucessório que tenha como base um modelo de gestão de pessoas com critérios claros. O artigo tem como objetivo geral analisar o estágio de desenvolvimento do processo sucessório nas organizações públicas em relação ao Modelo de Gestão de Pessoas.

Autor(es): Nathalie Perret, Joel Souza Dutra Ano: 2020 Congresso: SEMEAD

Gestão de Desempenho: um estudo sobre instrumentos de avaliação e sua utilização em decisões de Gestão de Pessoas

Resumo:
Uma das etapas da gestão de desempenho é a avaliação do que foi executado frente às expectativas planejadas. Com o objetivo de compreender e verificar como as organizações vêm trabalhando e utilizando a avaliação para suas decisões, bem como de evidenciar as dificuldades enfrentadas, este artigo propõe três perguntas de pesquisa: Quais instrumentos de avaliação as organizações utilizam para analisarem o desempenho dos profissionais?

Como as organizações utilizam os resultados das avaliações para a tomada de decisão? Quais as principais dificuldades enfrentadas ao longo do tempo? Para isso, foi realizado um survey com organizações que implantaram modelos de Gestão de Pessoas desenvolvidos com base na metodologia de gestão por competências. Como síntese dos resultados, foi observado que podem coexistir tipos distintos de instrumentos de avaliação, mas boa parte da amostra adota apenas um ou dois tipos de instrumento. O uso das avaliações na tomada de decisão varia, mas boa parte das que praticam instâncias coletivas de decisão o fazem para tratar de decisões comparativas sobre pessoas. E que grande parte das dificuldades levantadas se relacionam mais ao contexto do que ao conteúdo objetivo dos instrumentos e padrões de desempenho.

Autor(es): Nathalie Perret Gentil Dit Maillard, Cassiano Machado Silva, Ney Nakazato Miyahira, Luisa Verônica Holmo Martin Lomazi Ano: 2019 Congresso: ANPAD

Dimensões Intervenientes na Produtividade e no Planejamento da Força de Trabalho de um Tribunal de Justiça Estadual Brasileiro

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo identificar as dimensões intervenientes na produtividade e no Planejamento da Força de Trabalho – PFT. Pela escassez de literatura na área, optou-se pela realização de um estudo exploratório. A amostra constitui-se de 1.072 servidores e gestores de um Tribunal de Justiça. Adotou-se técnicas de análises fatorial, de confiabilidade e de correlação de Pearson. Os resultados apontaram para a existência de quatro dimensões intervenientes na produtividade e no PFT. Ao evidenciar esses fatores acredita-se que será possível o Tribunal orientar suas ações de modo a aumentar a produtividade de seus servidores e otimizar os recursos alocados.

Autor(es): Leandro Trigueiro-Fernandes, José Antonio Monteiro Hipólito, Miguel Eduardo Moreno Añez Ano: 2018 Congresso: RECAPE

Levantamento sobre a Gestão de Desempenho das Organizações

Resumo:
Com o objetivo de compreender e verificar como as organizações vêm trabalhando a gestão do desempenho, nossa equipe realizou um levantamento com organizações que implantaram modelos de Gestão  de Pessoas desenvolvidos com base na metodologia elaborada pelo Professor Joel Dutra

Autor(es): Joel Souza Dutra, José A. M. Hipólito, Cassiano Machado Silva, Nathalie Perret, Ney Miyahira, Luisa Lomazi Ano: 2017 Congresso: GROWTH

Aplicação de Metodologia Participativa para Revisão do Plano de Cargos e Salários de um Banco Público: Vantagens, Dificuldades e Limitações

Resumo:
Para obter sucesso, um Plano de Cargos e Salários (PCS) precisa responder a alguns requisitos: alinhamento estratégico, consistência técnica, exequibilidade financeira, viabilidade jurídica e legitimidade política. Notamos que muitas organizações não atentam a tais requisitos em especial a legitimidade política, e como consequência, implantam soluções de forma protocolar e burocrática. Atribuímos parte do problema a processos de construção do Plano, que não trabalham efetivamente a comunicação e a legitimação. (...)

Autor(es): Nathalie Perret, Ney Miyahira, José A. M. Hipólito Ano: 2017 Congresso: X Congresso CONSAD

O Modelo Remuneratório por Subsídios e o Tratamento dado às Parcelas Complementares: Aplicação do Adicional de Insalubridade

Resumo:
Respaldado pela Constituição Federal de 1988 e consequentes legislações estaduais, as Organizações Públicas que sempre conviveram com multiplicidade de rubricas remuneratórias na remuneração de seus servidores de carreira, têm encontrado no modelo por subsídios uma alternativa para a desburocratização, a facilidade de gestão e a transparência. No entanto, o arcabouço legislativo apresenta lacunas que possibilitam multiplicidade de interpretações, ocasionando posicionamentos, em particular, no que diz respeito ao adicional de insalubridade. (...)

Autor(es): Nathalie Perret, Ney Miyahira, José A. M. Hipólito Ano: 2015 Congresso: XXXIX EnANPAD 2015

Implantação de Sistema de Gestão de Pessoas por Competências com foco em Desenvolvimento Profissional no Ministério Público de Santa Catarina

Resumo:
Tem sido recorrente a publicação de diretrizes que preveem o uso de Sistemas de gestão por competências em organizações públicas com o objetivo de orientar processos de desenvolvimento de pessoas. Porém, estudos mostram que uma relação direta entre a avaliação de competências e as decisões remuneratórias (promoções e méritos) pode acentuar a complacência do avaliador, tornando questionável a confiabilidade dos resultados das avaliações e sua utilização em outros propósitos, como o desenvolvimento profissional (por exemplo, a identificação de pontos de melhoria e de destaque de cada avaliado).  O MPSC, ciente desses riscos e já contando com um instrumento para decisões de remuneração, optou por implantar a gestão por competências com foco na elaboração de ações de desenvolvimento, discutidas em conjunto entre profissionais avaliados e gestores. (...)

Autor(es): Cassiano Machado Silva, Nathalie Perret, Andrea Pardini Ano: 2015 Congresso: VIII Congresso CONSAD de Gestão Pública
1 2