SIGA-NOS
Formulário de Contato

topo

Como elaborar um bom Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?

Publicado no dia: Qui, 9. Mai 2024
Como elaborar um bom Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?
O PDI deve ser elaborado pelo profissional com ajuda do seu gestor. Quando existe um modelo de gestão de desempenho, os resultados da avaliação de competências já ajudam a identificar quais são os pontos fortes e pontos a desenvolver. Mas muitas pessoas têm dúvidas do que observar para elaborarem o PDI. Vamos a algumas dicas!

1. Reflita sobre seus objetivos profissionais

Um bom PDI deve focar não apenas em resolver questões/ gaps de desempenho, mas também em ações que aproximem o profissional de seus objetivos profissionais. Do lado da Empresa, caberá ao gestor avaliar o quanto os objetivos profissionais estão alinhados às oportunidades que a Empresa pode oferecer e, assim, buscar conciliar interesses do profissional e da Organização. 

2. Comece identificando a causa-raiz

Um olhar cuidadoso dos pontos a desenvolver ou críticos podem revelar a causa-raiz que costuma estar relacionada à (1) necessidade de ampliar conhecimentos técnicos ou específicos; (2) à questões emocionais/comportamentais; (3) às condições de trabalho em que o profissional atua, que podem sinalizar dificuldades por falta de acesso aos recursos necessários ou (4) a falta de exposição do profissional a experiências novas e diversificadas para ganhar maturidade profissional e evoluir.

3. Considere o seu estágio de desenvolvimento

Para profissionais em início de carreira é necessário ampliar seu repertório de conhecimentos e de experiências para que possam se desenvolver e, portanto, é provável que ações formais e orientações práticas com profissionais mais experientes propiciem maior retorno.

Quanto mais experiente e maduro for o profissional, maior deverá ser a ênfase em ações de desenvolvimento no ambiente de trabalho, de forma a estimular a mobilização do repertório que possuem e a transmissão de conhecimentos e experiência.

Também é necessário verificar seu amadurecimento na posição/nível: se estiver em fase inicial na posição, priorize ações para se consolidar no nível de complexidade; se já estiver consolidado, o gestor deve trabalhar ações que proporcionem maiores níveis de responsabilidade.

4. Combine ações formais e ações de desenvolvimento no ambiente de trabalho e de iniciativas de autodesenvolvimento

Os adultos aprendem mais quando o aprendizado ocorre na ação e no contexto específico para a sua aplicação. Um PDI bem-sucedido deve combinar a aquisição de conhecimentos com oportunidades de aplicação, por meio de ações de desenvolvimento no ambiente de trabalho e de iniciativas de autodesenvolvimento.

5. Defina prioridades para o desenvolvimento 

É natural identificar um conjunto de necessidades variadas de desenvolvimento, embora nem sempre seja possível a ação imediata sobre todas elas. Deve-se buscar um equilíbrio no PDI: um número exagerado de ações, que o profissional não conseguirá realizar, é tão frustrante quanto um plano com ações apenas pontuais e esporádicas. Analise se as ações estão distribuídas ao longo do ano e apresentam continuidade. 

6. Confirme os pontos fortes

Normalmente, este é um aspecto negligenciado nos planos de desenvolvimento. As pessoas se desenvolvem a partir de suas forças e, portanto, ao identificar os pontos fortes, é importante reforçá-los ainda mais e, dessa forma, explorá-los na sua plenitude, por exemplo, ao solicitar que o profissional compartilhe com a equipe.

7. Tenha disciplina na execução e no acompanhamento das ações 

As ações listadas nos PDIs devem ser consideradas como metas de desenvolvimento, que precisam ser acompanhadas com periodicidade e de forma objetiva, para alcançar os resultados esperados. Portanto, o seu devido registro e monitoramento deve ocorrer ao longo do período estabelecido (semestral ou anual).
« Voltar