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A Administração de Carreiras e seus Impactos na Gestão do Conhecimento: um Estudo de Caso do Incaper
Autor(es): Ney Nakazato Miyahira, Carina Labbate Maugé Simões, Daniel Campos Neto
Ano: 2015
Resumo:

A gestão do conhecimento tem sido amplamente discutida, contudo em poucas ocasiões o tema é abordado juntamente com administração de carreira. Este artigo pretende estudar essa relação em uma organização pública. Foi realizado um estudo de caso no Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – que passou por uma reformulação no seu modelo de administração de carreira, visando reforçar o fluxo de gestão de conhecimento, tão necessário ao Instituto. Os principais resultados encontrados foram que a configuração de carreira adotada anteriormente privilegiava apenas um grupo de profissionais a gerar conhecimento (devido ao critério de promoção por titulação), causando sentimento de desconforto por parte dos demais profissionais. Na nova configuração, distintos critérios foram estabelecidos considerando os diferentes perfis profissionais, dando maior ênfase na transmissão do conhecimento.(...)

Gestão de Resultados no Setor Público: O Caso da Finep
Autor(es): André Luz De Godoy, Elisângela Moreira A. Azevedo, José Antonio Monteiro Hipólito, Oswaldo Cantini 
Ano: 2015
Resumo:

Como decorrência das mudanças no mundo do trabalho a gestão de resultados tem-se mostrado atual e crítica. Em resposta, organizações e pesquisadores estão atentos à importância de se observar o desempenho de forma ampla, utilizando-se, simultaneamente, de diversos instrumentos. Embasado em sólido resgate conceitual, este artigo explora os desafios e caminhos para a gestão e avaliação de desempenho no setor público, a partir do estudo do caso da Finep. Esta vem adotando gradativamente o referencial estratégico e as avaliações de competências (qualitativa) e de metas (quantitativa) como mecanismos de avaliação e gestão. O caso contribui por apresentar uma abordagem de gestão capaz de capturar o desempenho corporativo e dos profissionais, tanto a partir da especificação do comportamento  e da complexidade do trabalho esperados, quanto pelo desdobramento de metas baseado no Mapa Estratégico, culminando em Planos de Trabalho Individuais.(...)

O Conceito de Competências de A à Z - análise e revisão nas principais publicações nacionais entre 2000 e 2004
Autor(es): Roberto Ruas , Joel Souza Dutra, Tatiana Ghedine, Grace Vieira Becker, Gisele Becker Dias
Ano: 2005
Resumo:

Este artigo tem o objetivo de sistematizar e analisar as diferentes percepções e configurações acerca do conceito de competências, bem como seus principais avanços e limites quando de sua aplicação nas organizações, presentes em publicações recentes tratando dessa temática.

Pesquisa Salarial e a Gestão de Pessoas por Competências
Autor(es): José Antônio Monteiro Hipólito, Claudia Mayu Konuma, Jane Helena Irizawa, Cassiano Machado Silva, Luis Eduardo Azuma
Ano: 2002
Resumo:

O artigo apresenta alguns resultados de análises que indicam o potencial das pesquisas salariais por competências para resolver a questão da equidade salarial externa dos Sistemas de Gestão de Pessoas por Competências [...]

Processo de Mudança Organizacional em Centros de Pesquisa: Proposta para o Centro de Procesasmento de Pós Metálicos do Ipen
Autor(es): Cassiano Machado Silva et al.
Ano: 2001
Resumo:

Este trabalho busca propor um processo de mudança que possibilite ao Centro de Processamento de Pós-Metálicos do IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – um melhor atendimento de seus objetivos estratégicos. Inicialmente, colocamos alguns aspectos relacionados ao contexto institucional em que se localiza a organização: suas origens, problemas e propostas de solução encontradas na literatura. Em seguida, apresentamos o referencial metodológico para a condução da proposta de mudança, baseado na “analise contextualista da mudança” de Andrew Pettigrew (1985). Cada Etapa para a obtenção dessa proposta é, então, descrita: o diagnóstico do contexto interno do Centro, a análise dos principais problemas e as recomendações feitas. Finalizando o trabalho, tecemos alguns comentários à guisa de conclusão.

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